O Berrante

Diário 2000

webmaster@berrante.zzn.com

São José do Rio Pardo,

9 de agosto de 2000

Número 1

(edição fechada com antecedência, para impressionar e mostrar serviço)


Semana Euclidiana outra vez, enfim!!

V amos falar pouco. Mas,
esperamos, vamos falar
bonito. Não dá para descrever a felicidade de estar de novo em São José do Rio Pardo, para a realização de mais uma Semana Euclidiana. Que não só é "mais uma" semana, mas é também a última semana do século, a última do milênio. Vamos dar uma olhadinha para trás e ver o esforço de todos os que, ao longo destes 88 anos de tradição, lutaram e se esforçaram para manter viva a chama da tradição euclidiana. Porque a Semana Euclidiana é isso, é chama, é fogo, é luta.

Muita coisa vai acontecer nesta Semana. Nos furtamos em repetir aqui a programação dela,

sempre extensa, porque ela está à mão de todos, em folhetos, cartazes, na internet, em todos os lugares. Ninguém pode alegar desconhecimento. Então, vamos participar com prazer das atividades que estão planejadas para a Semana, participar das aulas, eventos, exposições, festas, de tudo. a Semana Euclidiana é feita para vocês, maratonistas!

Que não se assuste quem aqui chega pela primeira vez, se tudo lhe parecer novo, se São José do rio Pardo lhe parecer íngreme (ela é mesmo), se o assunto lhe parecer íngreme (ele é mesmo), mas de tudo isso dá para tirar o máximo de prazer!

Esta publicação (jornal, bo

letim, folheto, chame como quiser), vai ser publicada durante toda a Semana, sempre procurando trazer à luz o olhar do maratonista (você!) sobre os acontecimentos. Ela vai ser feita por uma Oficina de Jornalismo, uma das várias que vão acontecer durante a Semana. Vai ser uma publicação variada, mutante, dinâmica, como a própria natureza da Semana. Mas, como tínhamos prometido no começo, se pelo menos não falamos bonito, ao menos estamos conseguindo ser breves.

Então, só e apenas para começar:

BEM VINDOS À 88ª
SEMANA EUCLIDIANA!!

Edição inaugural traz manual

Expediente

O Berrante Diário é uma publicação especial do Berrante Online durante a 88ª Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo - edição 2000, com o indispensável apoio da Casa Euclidiana. Suas notícias serão produzidas pela Oficina de Jornalismo da Semana Euclidiana.

Esta edição inaugural está a cargo dos elementos do Coletivo Euclidiano, que por modéstia preferem declinar seus nomes.

Também disponível na internet, no site d'O Berrante Online, em www.berrante.com.tj.

Esta edição inaugural d'O Berrante Diário 2000, que ainda não foi produzida pela Oficina de Jornalismo de SE 2000, traz a edição atualizada do já tradicional Manual de Sobrevivência do Maratonista Euclidiano - edição 2000, totalmente revista e ampliada, acrescentada das mais recentes modernidades do mundo.

O Manual traz, em suas páginas, de maneira suscinta, as primeiras orientações para tornar sua vida em São José o mais

agradável possível, assim como uma ligeira introdução aos costumes da terra e da Semana Euclidiana. Informações, fatos, curiosidades e outros elementos estão cientificamente organizados e catalogados para permitir que os maratonistas iniciantes se sintam em casa, na medida do possível, é claro.

Esperamos que todos os leitores possam desfrutar de nossas sábias orientações e façam de sua Semana a mais agradável das suas vidas.


O Berrante Diário 2000

e
d
i
ç
ã
o

20

00


totalmente revista e ampliada, acrescentada das mais recentes modernidades do mundo

Bem vindos!

 

Chegou o ano 2000, e o mundo não acabou. Pelo menos neste ano a realização da Semana Euclidiana está garantida! E, aqueles que têm memória um pouco mais longa vão lembrar que, durante a realização da Semana Euclidiana 99, também havia uma previsão de que o mundo ia terminar. Bem, ele não terminou e, graças a isso, estamos aqui, para mais uma semana de estudos e congraçamento.

Como já dizia uma propaganda não me lembro lá de que, só o que é bom dura tanto tempo! Logo, a Semana Euclidiana deve ser boa, certo? Errado!! A Sema

 

na Euclidiana é ótima! Tenham consigo que ela vai ser uma experiência ímpar nas suas vidas. Aqueles que aqui retornam pela Segunda, Terceira, Quarta, Enésima vez, sabem que uma coisa muito maior que o entendimento puro e simples da obra euclidiana os trás de volta, ano após ano. Eles vêm em busca de uma energia que só São José do Rio Pardo, em agosto de cada ano, possui. Essa energia é maior que as das ruínas de Macchu Picchu. É maior que aquelas da Chapada Diamantina, é maior que a de Alto Paraíso. É, em suma, incomparável.

É por isso que nós,

 

maratonistas de carteirinha (e crachá) dizemos: aproveitem cada minuto da Semana Euclidiana. Aproveitem as aulas, as palestras, as mesas redondas, as atividades culturais programadas com todo o carinho pela Casa Euclidiana. E aproveitem também e principalmente, a convivência que vocês terão com os outros maratonistas. Vençam a timidez, vençam o comodismo, vençam as panelinhas. Porque Semana Euclidiana é isso. É congraçamento, é amizade, é vida.

E tenham consigo: um amigo maratonista é para sempre!

Novamente: Bem-vindos!

Pequeno Dicionário Maratonístico

 

Alojamento _ é o lugar onde você dorme e come, e se você não sabe onde é, alguma coisa de muito errada está te acontecendo. Ao contrário do que dizem seus detratores, ele inclui sim, colchões e chuveiros quentes. Já a água é opcional.

Episódio Republicano _ a república foi proclamada, antes de 15 de novembro de 1889, aqui em São José, no dia 11 de agosto. Como calhou da data coincidir com a Semana, a comemoração acontece durante a Semana Euclidiana. É sempre na porta do Hotel Brasil, onde foi proclamada a República.

 

Fli _ é o hino dos maratonistas. Surgido a partir da transformação de antigas músicas de acampamentos de escoteiros, o Fli, com sua letra nonsense, representa a tradução mais literal e perfeita do sentimento do maratonista. Aprenda sua letra (ela está aí atrás), e quando alguém "puxar o Fli", puxe junto. Não pare prá pensar, simplemente bata palmas e solte a voz.

Fudega _ a fudega é a irmã do Fli. Ela é como a força de "Guerra nas Estrelas". Representa o congraçamento entre os maratonistas, e é uma saudação típica, que pode surgir a qualquer

 

momento. Quando alguém puxar um Fli, certamente ele terminará com um Ô Fudega!!!! solto a plenos pulmões.

Maratonista _ você! e nós também, que estamos aqui ano após ano!

Rosaura _ provavelmente a pessoa mais animada da Semana Euclidiana. Se você não cruzou com a Rosaura ainda, azar o seu, que não ganhou balinha.

Strike _ se você não sabe o que é strike, basta perguntar. Como o strike é uma atividade não verbal, não dá para explicar aqui. Porém, sendo bastante simples, ele é facilmente demonstrado.


O que é que São José do Rio Pardo tem?

 

Essa é uma pergunta muito pertinente, e que todo maratonista que se preze faz, quando chega aqui pela primeira vez. Tirando os atributos óbvios, como charme, encanto e simpatia, São José possui muitos locais aprazíveis para o passeio, o lazer, e a diversão de todo mundo. Veja alguns:

n Ponte Euclides da Cunha _ em última instância, a culpa de tudo é da ponte. Se ela não tivesse resolvido desabar, naqueles longínquo final do século passado, Euclides da Cunha nunca teria vindo a São José do Rio Pardo, e consequentemente, vocês também não.

n Recanto Euclidiano _ popular e erroneamente conhecido como "herma" _ para alguns, o fato de não ser uma herma é só um tecnicismo, valendo a tradição, na verdade ela é uma peanha _ é o local onde se encontram preservados a cabana de zinco, onde Euclides da Cunha redigigiu grande parte de Os Sertões, enquanto pescava os destroços da ponte (que fica ao lado) de dentro do Rio Pardo.

 

Pare um pouquinho na margem e pense só o trabalho que deu tirar aquele monte de ferro de dentro das águas e remontar de novo. É um lego prá ninguém botar defeito. Além da cabana de zinco, temos também no Recanto Euclidiano o túmulo onde estão inumados os restos mortais de Euclides da Cunha e de seu filho, também Euclides, que foram transladados do Cemitério de São João Batista para cá em 1982.

n Casa Euclidiana _ antiga residência de Euclides da Cunha, que você já deve ter conhecido, ao menos para se apresentar e pegar suas credenciais. Ela é o centro do saber euclidiano na atualidade, e guarda em suas dependências valiosos objetos e publicações relacionados à vida e obra de Euclides e à Guerra de Canudos.

n Ilha de São Pedro _ localizada no Rio Pardo, com acesso pela rua lateral à ponte Euclides da Cunha. Seu acesso se dá por uma ponte pênsil, e ela possui parquinho infantil, e um mini zoológico,

 

onde a atração principal é o leão Simba. Passeio obrigatório, e muito divertido. Você pode sentar nas pedras e ficar olhando as corredeiras do Rio Pardo, e assim se esquecer por alguns instantes da prova que o aguarda no dia 15.

n Morro do Cristo _ sim, São José também tem seu Cristo, e se você ainda não o viu, velando onipresente sobre nossas cabeças, olhe em direção ao poente que você fatalmente o encontrará. É tradição que os maratonistas peguem uma noite e subam ao Morro do Cristo, para de lá de cima observarem a cidade, as estrelas e, os mais intrépidos, o dia amanhecer, espetáculo ímpar quando visto lá de cima. A estrada para o Cristo é muito bem conservada, e gerações de maratonistas já sobreviveram à aventura.

n Quer mais? _ descubra por si mesmo! Perca a preguiça, e pesquise, pergunte, ande pela cidade. Veja sua arquitetura antiga, suas belas praças, sua igreja matriz, renda-se aos seus encantos. São José do Rio Pardo é muito mais que o berço de Os Sertões.


Endereços úteis

Neste mundo modernoso, os endereços úteis são cada vez mais estes:

http://www.casaeuclidiana .com.br _ é o endereço oficial da Casa de Cultura eEclides da Cunha na na internet. Muita informação sobre Euclides da Cunha e sobre o Brasil é encontrada aqui, sempre alimentada pelo olhar arguto de seu diretor, Prof. Lázaro Chaves.. E-mail: casaeuclidiana@uol.com.br

http://www.berrante.com.tj e http://www.geocities.com/Athens/7269 _ são os dois endereços do Coletivo Euclidiano e de seu órgão informativo, O Berrante Online. O Coletivo Euclidiano é uma entidade que se destina a reunir os maratonistas, por isso você, que é maratonista, tem o dever e a obrigação, sem falar no prazer, é claro, de participar. Esses endereços possuem muitos serviços úteis, como postais de São José do Rio Pardo, e e-mail gratuito (tipo Hotmail) só que em português. Confira tudo! E-mail: webmaster@berrante.zzn.com

http://www.euclidescunha.com.br _ página oficial da família de Euclides da Cunha. Também contém material interessante para o conhecimento da história de Euclides.


 
 

Regras do bom
maratonista



 

Fli!

Fli flai!
Fli flai flu!
Debista!
No no no no debista!
Cumalalê cumalalê cumalalê debista!!
Mini mini uesta mini mini mini uaua!
Tchica tchica tchica tchica tchica na lilica!
Tchica tchica tchica tchica tchica na chimbica!

Vu vu vu vu vanhanha!
Ma ma maratonista!
Fu fu fu fudega!
Tchiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Repetir tudo, mas em 78 rpm
Notas: a letra do fli não é intocável. Ao contrário, ela pode e deve ser modificada de acordo com as situações, incluindo-se versos e nomes de personalidades, de acordo com a vontade dos cantadores.

Ele é acompanhado de palmas, ritmadas nas coxas e nas mãos, e todos seguem um puxador, que diz o verso que será repetido por todos.

 

 

 

 

- Deite-se antes da nove.

- Evite sair do alojamento à noite

- Não queira contato com o Coletivo Euclidiano, nem fique amigo do Mario.

- Em hipótese alguma passe a noite no Cristo

- Fique no seu canto. Não se misture com maratonistas de outras cidades.

- Nada de cantar aquela musiquinha ridícula do Fli.

- Não xaveque, não paquere, nem mesmo olhe para alguém do sexo oposto.

- Não mencione as "desventuras conjugais" de Euclides.

- Nem pense em aproveitar a Semana Euclidiana para trair o(a) namorado(a). Já há cornos demais no Brasil.

- E o mais importante: sempre que puder, desrespeite as Regras do Bom Maratonista.

 

Leia! Leia! Leia! Leia! Leia! Leia! Leia!

A Semana Euclidiana é toda calcada numa reverência a uma amizade que nasceu por causa de uma ponte e de um livro. então, nada mais natural que recomendemos a vocês que leiam! A seguir, uma pequena bibliografia básica euclidiana.

Os Sertões. É a obra que deu origem a tudo. sua leitura é indispensável, mas não se desespere. Vá com calma e reflita sobre o que você lê. Existe muitas edições no mercado, todas ótimas.

Contrastes e Confrontos, À Margem da História, Peru versus Bolívia, Castro Alves e seu Tempo. As outras obras de Euclides também são muito interessantes para a compreensão de seu pensamento. Vale a pena ler.

Perfil de Euclides e Outros Perfis. Nesta obra, Gilberto Freyre, o homenageado deste ano da Semana Euclidiana, com sua mente arguta, faz uma criteriosa análise da vida e do pensamento euclidianos. Obra fundamental para quem quer conhecer mais a fundo o pesamento de Euclides, e também o de Freyre.

Expediente: O Manual do Maratonista Euclidiano 2000 é uma produção do Coletivo Euclidiano, com o decisivo apoio da Casa de Cultura Euclides da Cunha. Edição especial de O Berrante Diário. Idéia Original: Fausto Salvadori Filho. Contribuições expontâneas: Mario Eduardo Bianconi Baldini, Espírito Euclidiano, Espírito de Equipe, e Espírito de Porco. Todas as opiniões e conceitos aqui expressos são de propriedade de seus autores, a menos que ninguém as queira. Reclamações: webmaster@berrante.zzn.com . Coletivo Euclidiano: http://www.berrante.com.tj Evite os riscos do consumo excessivo de álcool. Beba com moderação. O Ministério da Saúde adverte: a Semana Euclidiana é benéfica à saúde. Sunab: 190. Consumir antes de 15/08/2000. Mantenha em lugar fresco e seco.

Free Web Hosting