O Berrante
Diário 2000

São José do Rio Pardo,

10 de agosto de 2000

Número 2

(edição fechada enquanto uma das participantes pedia água)

 


Desfile abre a 88ª Semana Euclidiana


O ideal euclidiano mais uma vez
esteve à frente das comemorações

No dia 09 de agosto começou a 88a. Semana
Euclidiana em São José do Rio Pardo. A abertura da semana foi marcada por um desfile onde participaram 40 delegações da cidade e da região. Também participaram maratonistas de várias cidades do país, entre elas, Cantagalo (RJ), Araras, Mococa, Mogi Guaçú, Aguaí, Araraquara, Ipuã, Guarulhos, entre outras (SP) (Se, esquecemos de alguma, perdoem-nos).

O desfile foi iniciado pelo Tiro de Guerra 02-038 de São José do Rio Pardo. Logo após viemos nós maratonistas, o brilho do desfile - modéstia à parte - com muito oRgulho, amoooR e dedicação (lê-se com sotaque paulista).

Infelizmente, não acompanhamos todo o desfile, por motivo de fome maior, mas com certeza foi muito bom como em todos os anos - comentário dos veteranos.

Logo após o desfile, os maratonistas se dirigiram ao já tradicional Ranchão, se confraternizando.

Por: Fernando, Carol, Rosane, Gisela, Victor e Cristiane.

 


Aula inaugural cria tradição

Seguindo a tradição que se iniciou no ano de 1999, as atividades acadêmicas deste ano foram iniciadas às 15 horas, com uma aula inaugural de apresentação dos coordenadores das várias áreas da Semana Euclidiana. Em 2000, as aulas, mesas redondas e oficinas estão sendo realizadas na Escola Estadual Euclides da Cunha.

A aula inaugural, que foi breve e serviu para uma apresentação formal dos coordenadores, propiciou também uma maior integração entre os maratonistas, já que todas as áreas estavam presentes.

No mesmo dia 9 aconteceu a Cerimônia Oficial de Abertura da SE 2000, na Câmara Municipal, com a Conferência Oficial do Dr. Fernando Freyre, filho de Gilberto Freyre.


O que é isto?

O Berrante Diário é uma publicação especial do Berrante Online durante a 88ª Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo - edição 2000. Suas notícias são produzidas pela Oficina de Jornalismo da Semana Euclidiana.

Também disponível na internet, no site d'O Berrante Online, em www.berrante.com.tj.


E-mails (elogios, reclamações, propostas) para a redação, clique aqui!

Entrevistas:

Rosaura, a animação dos Maratonistas

Tivemos a honra de entrevistar Rosaura Escobar, filha de Francisco Escobar, que nos conta um pouco de sua história:

Desde aproximadamente vinte anos, esta simpática e patriota senhora participa da Semana Euclidiana, o que a faz freqüentar tanto tempo este evento é o fato de seu pai ter sido o melhor amigo de Euclides da Cunha.

Tivemos a curiosidade de lhe perguntar sobre o fato de distribuir balas, e segundo ela, isso é algo que acontece a aproximadamente vinte e oito anos. Tudo começou com duas balas, foi em um dia que ao entrar em uma loja percebeu que a balconista estava muito chateada e tendo duas balas na bolsa resolveu oferecê-las, segundo ela, a moça transfigurou-se e ao perceber que sua atitude tinha a feito sorrir, passou a distribuir balas a todos como uma forma de demonstrar que um agrado não faz mal a ninguém.

Disse gostar muito da cidade, pois esta acolheu muito bem.

Enfatizou muito os feitos de seu pai, Francisco Escobar, que além de ser o melhor amigo de Euclides, foi Intendente de São José do Rio Pardo e Poços de Caldas, foi um dos primeiros ecologistas conhecidos por ela no Brasil, sem esquecer que Escobar foi

um autodidata em músicas, línguas, conhecimentos gerais; com exceção apenas da leitura que teve o auxílio de sua irmã.

Seu conselho para os maratonistas: ler o livro Os Sertões em voz alta para perceber melhor sua beleza.


Algumas opiniões sobre a Semana Euclidiana:

Maria Cláudia B. Fonseca, 15 anos, acha que a Semana Euclidiana é um evento muito importante para a difusão das idéias de Euclides da Cunha para que através delas possamos buscar algumas soluções para problemas do cotidiano.

Íris Fraga, artesã , de São Paulo, é a primeira vez que visita a cidade, na Semana Euclidiana, dorme em sua barraca, pois acha a cidade tranqüila.

Luciana M. Tente, professora de Tapiratiba e visita a cidade pela primeira vez. Ficou sabendo da Semana euclidiana através de propagandas das rádios e acha o evento muito interessante.

José Flores e Moisés Martines, cantores, são de Lima- Peru e estão no Brasil a um ano, viajando e divulgando sua música. Viram o desfile de abertura da Semana Euclidiana e acharam muito animado, pois em seu país não existem tais eventos.

Integrantes do grupo: Thadeu, Taline, Pâmela, Fábio, Daniela e Gabriela. (São José do Rio Pardo)


O mundo opina sobre a Semana Euclidiana

Nós, maratonistas, saímos pela cidade em busca de opiniões sobre a Semana Euclidiana, e notamos que esta é desconhecida por muitos. Seguem abaixo algumas opiniões de moradores da cidade e maratonistas sobre a Semana Euclidiana.

"Eu estou achando a Semana legal e a cidade é muito bonita, apesar de a cidade possuir muitas subidas e descidas" Luís 16, Araraquara (maratonista)

"Estou gostando da Semana, é legal e as pessoas são muito acolhedoras. A cidade é segura e o único problema é termos que fazer tudo a pé" Jorge 16, São Paulo (maratonista)

"A maratona é cansativa, mas a cidade é pequena e simpática." Verde 16, Araraquara (maratonista)

"Tem muita ladeira na cidade, o Pastelão é da hora, o alojamento é muito longe mas a cidade é animal.

A maratona é legal e conhcei muita gente" Dieguinho 16 , São Paulo (maratonista)

"A maratona é boa pois traz cultura à cidade. Aumenta o movimento e só traz benefícios aos comerciantes" Fabio, barraquinha do Alcides

"Não sei pra que serve, eu sei que não dão comida pra quem tem fome e alimentam esse pessoal que vem de fora. Ficam idolatrando Euclides da Cunha que não fez nada tão importante para a cidade. Só uma ponte que qualquer engenheiro poderia ter feito" Joaquim 72, aposentado

"Acho a Semana da hora apesar de não saber direito o que é. Só sei que cato várias minas" Marcelo 19, servente de pedreiro

"Eu ganho muito mais dinheiro com a Semana Euclidiana e no desfile vendo muito algodão doce.Dá pra tirar um lucro bom" Joca 40, vendedor ambulante

Grupo:
Diego Garcia Morais, São Paulo
Maria Angélica Breda Fontão, São José do Rio Pardo
Ana Carolina Victório Fontão, São José do Rio Pardo
Nathalia Nogueira Maringolo, São José do Rio Pardo


Coluna Social

Quem não se surpreendeu com a “chuva de balas”que Rosaura e Augusta Escobar proporcionaram descontraindo os maratonistas durante as aulas de manhã?
Alguns se deliciaram enquanto outros ficaram “chupando dedo”, esperando sua volta .

Presentes em nossa cidade, os filhos de Gilberto Freyre – Sônia Maria Freyre Pimentel e Fernando de Mello Freyre -. Eles prestigiaram o desfile e estão acompanhando a Maratona.
Gilberto Freyre é o homenageado da 88a Semana Euclidiana.

Evelise, Marilia, Melina, Michele, Milena, e Vanessa
São José do Rio Pardo- SP


EDITORIAL ÀS AVESSAS

Apesar de não ser este o primeiro número d’O Berrante, já que o egoísta do Mario (é sem acento), aquele do qual ninguém deve ficar amigo, resolveu escrever o número um sozinho mas, como tudo passa, inclusive uva e ferro (palavras sábias da Sheila, de Guarulhos), vamos perdoá-lo e tocar o barco, ou melhor, o Berrante pra frente.
O Berrante é um jornal criado com o nobre e impulsivo intuito de abalar as estruturas do fundamentalismo euclidiano, apontando novas formas de se apresentar, discutir e, por que não, aprender com a obra euclidiana. Hoje, passado o fervor dos áureos tempos revolucionários, ele quebra o galho da galera que não tem o que fazer nas secas tardes de outono rio-pardenses e não estão a fim de encarar uma mesinha redonda. (Rarará, brincadeirinha).
Este é o único defunto com data para ressucitar, dia nove (este ano, o egoísta do Mário adiantou para o dia oito mas, tudo bem) e para morrer, marcada para o dia catorze. Desta vez, a seção espírita foi realizada no Euclides da Cunha... (neste instante as velas se apagam, ouço uivos e relâmpagos riscam o céu rio- pardense...).
O Berrante é o meio pelo qual os maratonistas divulgam seus promissores trabalhos realizados na Oficina de Jornalismo, não apenas impresso, como também on line, visando contribuir com a formação do maratonista levando-o a tomar contato não somente com o mundo euclidiano e o da informação, como também com o submundo destes.
Para finalizar esse editorial às avessas, que o egoísta do Mario (é sem acento) me deixou escrever, gostaria de registrar meu protesto como co-coordenador desta oficina quanto à colocação deste no meio do jornal, para, segundo ele, fique mais (in)visível. (grifo nosso).

MARCO AURÉLIO
co-coordenador da OFICINA DE JORNALISMO


Expediente


O Berrante Diário é uma produção da Oficina de Jornalismo da Semana Euclidiana 2000. Suas matérias são produzidas pelos maratonistas participantes da Maratona Intelectual Euclidiana 2000. Coordenação: Marco Aurélio Grumieri Valério e Mario Eduardo Bianconi Baldini. Maratonistas participantes: Maria Angélica Breda Fontão, Maria Carolina Bertoni, Nathalia Maringolo, Gabriela Catalano Yong, Dhiego Garcia Morais, Rosana Kelly dos Santos, Vanessa C. T. Rodrigues, Michele Marcon Cassimiro, Evelise de Oliveira, Milena B. Dias, Melina Z. Baptistella, Marília M. Zanetti, Gabriela F. Ribeiro, Pâmela Araujo, Daneila Lofrano, Fábio Fernandes, Thaline Libânio da Cruz, Thadeu A. Junqueira Dávila, Rosane ?, Ana Carolina Victorio Fontão, Fernando Torres Pereira, Cristiane de Souza Silva, Gisela R. Felippe, Victor Romeno de Paula, Annie Victoria A. G. N. Nunes, Barbara-Victoria Garcia Lopez Balint, André Luiz Conde, Jorge Roberto Aun, Luiz Eduardo Benini, Sheila de Caldas, Marcela Nogueira. Eventuais erros e omissões nesta relação são de responsabilidade dos respectivos donos dos nomes.

Filosofia barata
por Sheila de Caldas

Se todas as portas estiverem fechadas.... não desanime.... pule a janela!
Tudo na vida passa, até a uva e o ferro....

(Cartas para a autora, aos cuidados da redação)

www.berrante.com.tj

 

 

Free Web Hosting