O Berrante

Diário 2000

São José do Rio Pardo,

14/15 de agosto de 2000

Número 5

  (edição fechada enquanto a redação se banhava em lágrimas, snif, snif)

É prá acabar, freguesia!!!!

P

ois é meu povo! A Semana Euclidiana está chegando ao seu final, e este último O Berrante Diário é quase que integralmente dedicado àquela dor que todos sentem no dia 15 de agosto: a dor do parto. Acompanhem, nesta edição, todas as expressões de dor que compõem o momento que está se revelando o mais pungente da vida de todos os que aqui estão: voltar para casa.

A Dor do Parto

Buááá!! Buáá!! Assim será o ruído logo mais lá no alojamento. Vai ser difícil deixar tudo que conhecemos, que vivemos, temos certeza de que todos sentirão saudades!. No decorrer dessa semana, fizemos muitas amizades, muitas brincadeiras, muita bagunça, enfim, tivemos uma experiência de vida nova. Apesar de estarmos longe de casa, de nossa família, foi muito legal conviver esta semana com pessoas que não conhecíamos, que na maioria nunca tínhamos visto, e como sentimos saudades da nossa família, sentiremos saudades dessas pessoas que por uma semana foram a nossa verdadeira família.

Bem, mas a choradeira não será só hoje tem gente que já está chorando desde o primeiro dia da S. E., sofrendo por antecedência. Muitos tentam amenizar a tristeza e a choradeira com a troca de endereços, telefones, emails etc., que na verdade, vai ser muito legal pois iremos conversar a distância.

Outra lembrança dessa S. E. e que nós todos poderemos guardar, vão ser as fotos que tiramos em todos os lugares e de todas as formas. Mas a melhor recordação será aquela que nós temos guardadas conosco!¡!¡

Mas calma gente não se desesperem ano que vem terá a S. E. de novo e se Deus quiser estaremos todos aqui. Pensamento positivo....!¡!¡

E não podemos nos esquecer de que "Os verdadeiros amigos são para sempre, apenas seguem caminhos diferentes."

Maria Carolina, Araras
André Conde, Araraquara
Gisela, Cantagalo
Jorge Jarouche A1, São Paulo
Luiz Eduardo, Araraquara


Palavras de ânimo e conforto

A Semana Euclidiana vai se encerrando, porque, infelizmente, tudo o que é bom (no caso desta semana, tudo o que é ótimo) um dia acaba .

Com o fim da maratona pessoas vão embora mas os sentimentos, o espírito de companheirismo sempre permanece. Por esse motivo, nós, o pessoal da oficina de jornalismo resolvemos pôr em forma de palavras escritas o sentimentos daqueles que nos orientaram por todo esse período, do qual jamais nos esqueceremos

- "Que esta semana tenha sido de aprendizado e revelações que os auxilie a projetar um Brasil mais justo e humano, atualizando a obra de Euclides."
José Roberto Calsoni (vice diretor do Euclides)

-" Espero que todos tenham aprendido boas lições de patriotismo com o grande escritor Euclides da Cunha .
Também quero dizer-lhes que é fundamental colocar uma pitada de amor em todos os seus atos, pois sabendo amar, vocês serão completos."
Cidinha Granado

-"Que o real "espírito euclidiano"- o espírito de partilha - possa acompanhá- los em sua caminhada. Pois, como diria Henfil, "se não houver frutos, valeu a intenção da semente". E vocês são os semeadores desse sentimento de comunhão. Foi ótimo estar com vocês, e até breve!!!! Beijoquinhas!!"
Anabelle (Cantagalo-RJ)

-"Enfim, vocês conseguiram nos mostrar que não importa as distâncias, pois a imaginação, a força de vontade, a união, é o ato mais importante para os maratonistas. Valeu a pena!!!"
Marcos de Cantagalo

-"Vocês são ótimos!!! Que possam além de novas amizades aprenderem um pouco mais sobre Euclides da Cunha, jogando essa semente em novos lugares. Até o ano que vem. Beijos."
Juliana Ap. Cassandro Mello (monitora)

-"Alô, galera de Cantagalo, vocês são demais, adoramos passar esses dias com vocês. Beijos."
Andréia e Flávia

- "Que o espírito que se imbuiu em seus corações durante este período perdure em todos os 365 dias do ano que se inicia. Felicidades, e que esta data se repita por muitos e muitos anos." Hasta la vista, babies!!!
Marco Aurélio e Mario Eduardo

- "Agradeço o carinho e a atenção de todos ! No ano que vem voltarei caprichando no meu trabalho Abraços!
Nicola

- "Em primeiro lugar,quero dizer-lhes que gostaria de ter conhecido melhor cada um dos nossos visitantes, mas com tanto trabalho não me foi possível . Desejo, portanto que levem daqui um convite para que retornem sempre. E a todos os participantes deste ciclo, espero que se lembrem de viver o euclidianismo sempre, denunciando o erro e as injustiças e jamais ficando em omissão, quando falar ou agir se fizer necessário . Boa sorte a todos e bastante cuidado ao escrever a redação !!
Maria Olívia

Por: Evelise de Oliveira,
Michele Marcon Cassimiro,

Milena Blanco, Vanessa Tiezzi (SJRio Pardo),
Fernando Torres,
Rosane Beliene (Cantagalo -RJ)

 


Palavra do Diretor

Apesar de todas as dificuldades com que temos de nos facear anualmente, esta está sendo uma das melhores Semanas Euclidianas de que já tive o prazer de capitanear! Para minha surpresa, confesso!

São mais de 120 maratonistas de outras cidades do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, majoritariamente de Cantagalo. Os cantagalenses, como de hábito, trazem sua alegria, sua simpatia e têm-se divertido muito durante todo o evento. Os jovens de ensino médio estão se dedicando aos estudos com raro denodo e os diversos acompanhantes não têm tido o menor trabalho em termos de disciplina com os meus conterrâneos, o que é uma grata satisfação. Fiquei triste ao não poder atender às solicitações da Secretaria de Educação e Cultura daquela cidade no sentido de receber um número maior de "acompanhantes". Tempos bicudos, contenção de despesas... Pude receber apenas quatro acompanhantes além de membros do GEAC e um aluno premiado no antigo ciclo "complementar".

Segundo meu acordo com a SMEC de Cantagalo, os jovens do GEAC e aquele que foi premiado no ano passado deveriam matricular-se como ouvintes no ciclo secundário, mas preferiram passear, divertir-se, curtir a cidade, enfim... Coisas de jovens...

Infelizmente, devido ao baixo aproveitamento do ciclo complementar no ano que passou, além da baixa freqüência às aulas, tivemos de cancelá-lo, pelo menos temporariamente, para podermos atender melhor àqueles que efetivamente se dedicam aos estudos euclidianos, os jovens de ensino médio! Quem sabe em futuro próximo consigamos viabilizar a reativação do ciclo complementar? Seria interessante mantê-lo (desde que, claro, houvesse efetiva dedicação por parte dos que se dizem interessados... Faltando estas condições subjetivas e havendo carências materiais objetivas, foi mesmo necessário cancelar aquele ciclo. Pena!)

A boa notícia é que já ao término da Semana Euclidiana estaremos dando início à reforma do prédio, catalogação profissionalizada do acervo e organizando meios de manter a Casa de Cultura Euclides da Cunha ativa 365 dias por ano, com uma biblioteca organizada, atendendo pesquisadores com uma eficiente equipe de trabalho, etc.

Isto, sem dúvida, é muito mais satisfatório do que contar com parcos recursos apenas uma vez por ano (para a Semana Euclidiana), recursos que se esvão em todas as direções (remuneração de professores, pagamentos a prestadores de serviços diversos como hotelaria, restaurantes, transportes, papelaria, xerox, etc, ficando a Casa literalmente em estado de precaríssima deterioração sem que ninguém se apiede...) Este ano optamos pelo perene, pelo que fica, pelo que permanece. Optamos por aprimorar as condições específicas da Casa Euclidiana ainda que em detrimento de uma "Semana Euclidiana" mais "festiva"...

Mesmo assim, com todas as mesas-redondas, as oficinas, as aulas primorosas ministradas pelos professores, peças teatrais, eventos desportivos, feiras de livros e de artesanato, exposições, etc. a Semana Euclidiana do ano 2000 não fica devendo nada às três outras por mim capitaneadas!

Ouvi dizer que houve um tempo em que os intelectuais e maratonistas participavam da Semana Euclidiana por mero amor à cultura, ao euclidianismo. A crise econômica gravíssima por que passa o país não mais tem admitido este idealismo e a régia remuneração de participantes é condição sine qua non para a realização do evento... "Profissionalismo", claro! Amor à cultura e ao euclidianismo, sim, "mas quanto eu levo nisso"? Esta tem sido a tônica nestes tempos de crise interminável...

Bem, reformaremos o prédio, catalogaremos e enriqueceremos o acervo e a Casa poderá oferecer aquilo que tem vocação há décadas: ser o principal ponto de referência para a pesquisa sobre a vida e obra de Euclides da Cunha além da temática "Canudos". Estimo que em cerca de oito meses estas condições se apresentem!

Em 1997 fui convidado pelo prefeito Celso Amato a assumir a direção da Casa, o que tomei como um desafio! Muito aprendi ao longo do tempo. Tenho muito a aprender ainda, naturalmente. Não apenas acerca da temática euclidiana, que, de certa maneira, "é minha praia". Tenho de aprender a gerenciar melhor as muitas vaidades e a ânsia pecuniária dos participantes diante até da enorme dificuldade em captar patrocínio...
Presentemente, a Casa pertence

nominalmente à Secretaria de Estado da Cultura e o funcionalismo, este diretor incluído, é designado pelo prefeito. Caberá ao próximo prefeito, a ser eleito em outubro próximo, avaliar o meu trabalho e, em sendo o caso, confirmar-me no cargo. Ou não. A mim caberá, tão logo saiba quem será o próximo prefeito da cidade, deixá-lo à vontade para escolher quem esteja em melhor sintonia com o seu programa de governo (que deve ser divulgado proximamente). De coração, gostaria de continuar. Tive quatro anos para aprender e agora me sinto mais capaz de encaminhar profissionalmente o movimento euclidiano atendendo às demandas lúcidas e justas dos principais pesquisadores, assim como me sinto forte o suficiente para reprimir os abusos daqueles que somente participam por mesquinhos interesses pessoais sem nada ter a ver com a cultura ou o movimento euclidiano. Tema de minhas últimas discussões com uma das delegações. Aqueles que se interessam, que estudam, que se empenham, que obedecem às normas estabelecidas pela organização do evento merecem meus mais sinceros respeitos (e são maioria, graças a Euclides!) Para os aproveitadores, minha paquidérmica capacidade de recordar-me de meus tempos de caserna e reprimir os abusos com toda a severidade de que sou capaz: GEBURAH!

Aos jovens simpáticos, maratonistas de diversos pontos do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro que se têm dedicado arduamente aos estudos euclidianos usufruindo disciplinadamente dos momentos de lazer que lhes pudemos proporcionar meus parabéns pela sua educação esmerada, pela competência e inteligência que têm demonstrado ao longo dos debates. Esperamos poder contar com jovens deste quilate nos anos vindouros.

E a todos rogo que ergam suas preces ao Deus de seu coração no sentido de que possamos efetivamente profissionalizar o movimento euclidiano rio-pardense definitivamente. Minhas próximas metas são a criação da Fundação Euclides da Cunha e a construção da Casa do Maratonista.

Lázaro Curvelo Chaves

88ª Semana Euclidiana _ Redescobertas do Brasil

Homenagem a Gilberto Freyre


Berro Elegante
(ou nem tanto)

Leitão, te amo, ass: ursinho poof

Pâmela (da mecha) - Pô garota, vê se larga do pé do Jorge e do Dieguinho e para de queimar o filme das mulheres riopardenses.... (ass: uma riopardense decente)

Turma de Sampa _ Amamos todos vocês!!!! Vocês são extremamente especiais para nós e todos já fazem parte das nossas vidas... Passar a Semana Euclidiana com vocês foi uma experiência maravilhosa e queremos que vocês voltem muitas vezes mais. Um grande beijo a todos: Carol, Maria Angélica e Mariana.

Dieguinho, do cantinho poeticuzinho do maratonistazinho _ Parabéns!!! O troféu Joinha ano 2000 é seu!!!!! Ass: A Redação.

Milena e Lumena (sec. D) - vcs são muito legais... Adoro vcs!!! Ass: Vanessa (sec. D)

Garota Rio-pardense decente: Cuide de sua vida e pare de encher o meu saco, viuuuuu??? Ass: Alguém não tão decente quanto vc.

Guilherme (sec. C): Vc é muito lindo. Vou ficar com saudades suas. Me escreva!!! Ass:Quem te mandou recadinho até agora.

Annie _ sempre serei seu amigo. Qualquer coisa que eu tenha feito, me desculpe. Você sabe que não foi por querer. Me desculpa, me desculpa.!! Beijos Jó.

Daniela Lofrano _ Que coisa feia ficar olhando o namorado das outras. Enquanto ele for meu namorado, ele é meu namorado!!!! Um conselho: Não faça para os outros oque não quer que façam para ti. Ass: Quem você pensa mesmo.

Pessoal de Araraquara, adoramos vocês!! Beijos: nós de Sampa e Carol (SJRP)

Gui (SP)- Adorei Ter te conhecido!! Saiba que você é muito especial para mim. Desculpe-me se te magoei... B-jão (acho que você já sabe de quem)

Paulinho (RJ) _ Existem pessoas que ao passarem por nossas vidas levam um pouquinho de nós, existem outras que deixam um pouquinho de si... Porém, existem pessoas como você que não passam, simplesmente ficam........ Sentirei sua falta!! Sheila (SP)

Jorge A1 e Dieguinho _ Não sabemos como vamos viver sem vocês. Sentiremos saudades!! Beijos de Pâmela e Gabriela.

Ana Bia (SJRP) _ Mó legal você, siga sempre sorrindo, ou beijando se preferir... ASS: a prima do seu namorado.

Boor (SJRP) _ Você é mais que uma amiga, é uma irmã... Cath.

Bárbara (SP) _ Eu adorei você, nunca vou te esquecer. Essa foi uma das melhores semanas da minha vida. Muito obrigado..... Ass: Luiz Carlos, Araraquara

Luiz Carlos, "Quando as palavras ditas pelos lábios não estiverem mais ao seu alcance, lembre-se que as mais lindas palavras são ditas pelo silêncio de um olhar." Não vou te esquecer! Beijos Babs

Blandina _ Você é gatinha.. Ass: Dieguinho

Rosane Popozuda (Cantagalo), foi muito bom passar esta semana ao seu lado e compartilhar todos os momentos da Semana Euclidiana. Beijos: Galera do quarto masculino.

Juliana (monitora) _ Desde o primeiro dia desta Semana Euclidiana, do dia em que te vi até o ultimo momento que avistei seus olhos hipnotizantes, não parei de pensar em você. Ass: ainda precisa falar?!

Carol Loira _ Adorei Ter você como guia. Espero poder nos encontrarmos muitas vezes ainda!! Beijo Carol

Dieguinho - adorei te conhecer, saber de suas histórias e parabéns pelo troféu Joinha. Foi merecido. Gabi.

As maratonistas - obrigado pela colaboração. As calcinhas de vocês aumentaram grandemente a minha coleção. Voltem com modelos novos no ano que vem. Maníaco Wando

Grupo:
Ana Carolina _ São José do Rio Pardo
Maria Angélica_ São José do Rio Pardo
Bárbara_ São Paulo
Annie_ São Paulo
Mariana_ São José do Rio Pardo


Cantinho da Gabi

Pequenino dicionário amoroso

Ficar: beijar, abraçar, trocar carinho com alguém sem compromisso

Estar de rolo: ficar várias vezes com a mesma pessoa, mas sem levar a sério o relacionamento

Estar de caso: ficar várias vezes com uma mesma pessoa, levando o relacionamento um pouco a sério. É um namoro não assumido oficialmente.

Namorar: beijar, abraçar, trocar carinhos, certa de que está amando e sendo amada, além de assumir o lance para todo mundo.

Beijo
O primeiro beijo dado
Entre o medo e a emoção
Tem o gosto do pecado e
A certeza da paixão

Amor doentio
Não sei como aconteceu
Mas assim que você apareceu
Algo dentro de mim mudou
No meu coração tudo se transformou
Pode ser apenas loucura
Ou então uma doença sem cura
Não sei ao certo se te amo, mas,quando me sinto só, te chamo
Infelizmente você ainda não me ouve
É porque ainda não soube
Que te amo tanto assim
Por favor, venha correndo pra mim

Gabriela Faria Ribeiro, SJR Pardo.

 


Feira do Livro

A feira faz parte do programa da Semana Euclidiana está instalada ao lado do Teatro de Arena Epidauro, antigo Palácio do Sorvete II, e funcionará até amanhã 15/08, Terça-feira.

A organização ficou por conta da papelaria e livraria Arco-Íris Center. Quem nos concedeu a entrevista foi o empresário e organizador da feira Mário Wilson de Sylos Rigobello.

Segundo ele este ano o movimento está menor por ter menos maratonistas de outras cidades. Um dos livros mais procurados foi "Correspondência de Euclides da Cunha" de Walnice Nogueira Galvão e Osvaldo Galotti.

Todos os anos a feira é divulgada nas escolas, mas como este ano não teve aula nas escolas públicas não tivemos muito contato com o público-leitor.

"A idéia era a pessoa comprar e ler sem ter obrigação, o melhor seria andar em uma feira e ver o livro e se interessar. Não importa a quantidade de pessoas, e sim divulgar o espaço. Na 1º vez que a feira foi realizada o local de realização foi a Praça da Matriz, depois surgiu a idéia de ser em local separado, onde a pessoa possa sentar, ver e ler."

Os livros que mais saem são os intelectuais e os sobre Canudos, os infantis também saem muito. Lá também encontramos o livro de um de nossos professores, Nicola S. Costa: Canudos: Ordem e Progresso no Sertão.

Mário também deixou uma mensagem aos maratonistas: "Vivam com mais intensidade, busquem a vontade de conhecer, e se uma pequena parcela quebrasse esse modelo mudaria muito."

Agradecemos ao Sr. Mário pela atenção que a nós foi dispensada. Obrigado!

Catarina Risso Gertrudes
Daniela Martins Lofrano
Fábio Grassi Fernandes
Graciele Pegorin Zuli
Taline Libânio da Cruz
Thadeu de Ávila Ribeiro Junqueira
São José do Rio Pardo _ SP

Minha crítica

Gostaria de demonstrar a minha satisfação das últimas aulas que tivemos e uma pergunta: por que deixaram as melhores aulas para o último dia?? É lógico não criticando de forma alguma as outras aulas. Mas as últimas aulas que tivemos, na minha opinião, nos mostraram resumidamente o que já havíamos visto nas outras aulas, mas hoje com mais entusiasmo.

Na aula do prof. Éverton de Paula, o que mais me chamou atenção foi seu modo de ensinar, conseguindo prender a atenção dos maratonistas (com todo respeito, o que alguns pro

fessores não onseguiram), e além de nos mostrar uma mistura de Beethoven e alguns trechos do livro "Os Sertões" que ficou ótimo. Sua competência para ensinar passa do limite

humano, o que melhora ainda mais. Posso estar exagerando, na opinião de alguns, mas ouvi críticas de muitos maratonistas e que, ao meu ver eles ADORARAM essa aula. Parabenizo também os outros professores por suas aulas ótimas, mas dessa vez os méritos vai para o prof. Éverton.

 

Drops Berro

Nosso super amigo ninja Paulo Sérgio Herculano, numa demonstração de rara coragem audácia, astúcia e intrepidez, defendeu bravamente o habitat dos maratonistas tomado de assalto por 48 ninjas fortemente armados, expulsando-os. Qualquer versão que fuja a esta é falsa.

Obrigada

Catarina Risso Gertrudes

 


 


Expediente 

O Berrante Diário é uma produção da Oficina de Jornalismo da Semana Euclidiana 2000. Suas matérias são produzidas pelos maratonistas participantes da Maratona Intelectual Euclidiana 2000. Coordenação: Marco Aurélio Grumieri Valério e Mario Eduardo Bianconi Baldini. Maratonistas participantes: Catarina Risso Gertrudes, Daniela Martins Lofrano, Fábio Grassi Fernandes, Graciele Pegorin Zuli, Taline Libânio da Cruz, Thadeu de Ávila Ribeiro Junqueira, São José do Rio Pardo _ SP, Evelise de Oliveira, Michele Marcon Cassimiro, Milena Blanco, Vanessa Tiezzi, (SJRio Pardo), Fernando Torres, Rosane Beliene,(Cantagalo -RJ), Ana Carolina _ São José do Rio Pardo, Maria Angélica_ São José do Rio Pardo, Bárbara_ São Paulo, Annie_ São Paulo, Mariana_ São José do Rio Pardo, Gabriela Faria Ribeiro, SJR Pardo, Maria Carolina, Araras, André Conde, Araraquara, Gisela, Cantagalo, Jorge Jarouche A1, São Paulo, Luiz Eduardo, Araraquara

Eventuais erros e omissões nesta relação são de responsabilidade dos respectivos donos dos nomes.

www.berrante.com.tj

 

 

Free Web Hosting