87ª Semana Euclidiana

São José do Rio Pardo, 9 a 15 de agosto de 1999

O Berrante Online Diário! é o resultado da
Oficina de Jornalismo da SE 99!

9 e 10 de agosto de 1999

Apesar das crises, Semana Euclidiana começa a todo vapor

A despeito das incessantes notícias que davam conta de estar a Semana Euclidiana passando por uma severa crise, devido à redução do apoio por parte dos tradicionais mantenedores de suas atividades – a Secretaria de Estado da Cultura, o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal – ela teve início na Segunda feira dia 9 com o tradicional brilhantismo, com o Desfile de Abertura pelas ruas da cidade.

Ao contrário do ano passado, e ainda mais contrariamente ao que chegou a ser divulgado, em 99 o Desfile retornou seu caminho antigo, pelo centro histórico, abandonando a Avenida Perimetral (entre o ginásio tartarugão e a rodoviária). Chegou ainda a ser cogitada a mudança do desfile para o Domingo, dia 8, mas ao final decidiu-se pela manutenção da data tradicional e consagrada.

Como de costume, os maratonistas participaram do desfile de abertura de forma entusiasmada, como aliás é a sua participação em todos os eventos da Semana.


Coluna Social

A Semana Euclidiana de 99 está contando com a participação de muitos "vips" da tradição euclidiana.

Pela primeira vez, estão em São José do Rio Pardo Auxiliadora Maria, Arthur, Carolina (direita) e Luciana, da família de Euclides da Cunha. Carolina e Luciana estão participando da Maratona Intelectual Euclidiana, primeira vez que tal acontece na história da Semana.

Também estão em São José as descendentes de Francisco Escobar, Rosaura (esquerda), Augusta e Flávia (centro). A participação de Rosaura na Semana Euclidiana é sempre das mais aguardadas pelos maratonistas, que além de adorarem a sua alegria contagiante, adoram com igual intensidade as chuvas de balas que ela proporciona.


Semana teve aula inaugural

Inaugurando o que se pretende ter como tradição na Semana Euclidiana, tivemos a realização, no Salão Nobre do Colégio Euclides da Cunha, de uma aula inaugural de apresentação e integração dos Maratonistas. Na oportunidade, o Professor Lázaro Chaves, diretor da Casa Euclidiana, apresentou aos maratonistas – que em sua grande maioria participarão das atividades pela primeira vez – as noções de funcionamento básico da Maratona e da Semana, e também os coordenadores dos diversos ciclos de estudos e oficinas, que são: Ciclo Básico: Guilherme e Cidinha; Ciclo Secundário: Stênio e Maria Olívia; Ciclo Complementar: Marco de Martini. As oficinas serão coordenadas por: Stênio – Redação; Guilherme e Humberto – Fotografia; e Mario e Danilo – Jornalismo.

As oficinas, que tiveram suas inscrições abertas logo após o encerramento da aula, foram disputadas a tapas pelos maratonistas, e em muitos casos, além da abertura de novas vagas, a lista de espera que se formou foi quilométrica. Segundo os coordenadores da oficinas, a expectativa é que elas repitam o sucesso do ano passado, quando os resultados forma de altíssima qualidade, atingindo todos os seus objetivos. Os resultados das Oficinas de 98 podem ser conferidos na internet, em www.berrante.com.tj, página d’O Berrante Online. Lá, no item Semana Euclidiana 98 – Oficinas.

A Cerimônia e os sem cerimônia

A Sessão Solene da Câmara Municipal, comemorativa da 87ª Semana Euclidiana foi realizada com toda a pompa e circunstância na sede social da Associação Atlética Riopardense. Como é da tradição, estiveram presentes todas as autoridades municipais, além da totalidade dos maratonistas, que lotaram as galerias. No ocasião, saudou os maratonistas, em nome dos ex-maratonistas, Mario Eduardo, e a Conferência de Abertura foi proferida pelo Professor Doutor Roberto Ventura, da USP, que discorreu de forma breve porém brilhante sobre a vida o obra do homenageado deste ano, Olympio de Souza Andrade.

 

 

Causos da Semana

Maratonista tenta suicídio

Na madrugada do dia 09, uma maratonista, C.F.P., 20, de Holambra-SP, participante do Ciclo Intemediário, movida por intensa emoção provocada por desentendimento com um seu colega durante visita ao Recanto Euclidiano, dirigiu-se à Ponte Euclides da Cunha, com a finalidade de desanuviar, tendo se sentado ao parapeito. Os transeuntes, estranhando a atitude tresloucada da garota, e temendo pelo pior, acharam por bem acionar as viaturas da Polícia Militar, que tendo se dirigido ao local, travaram o surrealista diálogo que se segue:

Guarda: Moça, está tudo bem?

CFP: Está sim seu guarda, está tudo certo!

Guarda: Moça, por favor, desce daí, é perigoso.

CFP: Não tem perigo seu guarda, está tudo bem comigo.

Guarda: Moça, desce daí, porque senão o povo não vai parar de ligar prá gente dizendo que tem uma moça na ponte do Euclides querendo se suicidar.

Diante de tão comoventes pedidos, nossa suicida desistiu de seu intento, e resolveu voltar ao seio dos seus amigos.


Aulas da Maratona Intelectual começam na Fundação Educacional

Na manhã de Terça feira, 10, tiveram início, no prédio da Fundação Educacional, - que também é o magnífico alojamento dos maratonistas - as aulas da Maratona Intelectual 1999. Os cerca de 300 maratonistas de todos os ciclos – Básico, Secundário e Complementar – lançaram-se com todo o entusiasmo ao estudo da coisa euclidiana, prenunciando que as atividades didáticas, neste ano de 99, terão tanto êxito quanto em anos recentes. Os maratonistas, que por enquanto tinham dormido, não reclamaram de começar as aulas às 8 da manhã. Mas como é tradição, até o final da Semana, eles devem estar exaustos de tantas atividades culturais, e bem menos receptivos ao horário das aulas.


Oficinas

As Oficinas Culturais da Semana Euclidiana tiveram início na parte da tarde do dia 10, também no prédio da Fundação Educacional. Neste primeiro dia, os coordenadores apresentaram as noções básicas de como as oficinas vão se desenvolver, e a Oficina de Jornalismo em particular (a nossa!), já colheu um farto material, que está sendo aproveitado nas páginas de O Berrante Diário.

O Berrante Diário, que você tem em mãos, é um fruto do trabalho coletivo dos maratonistas, sob a orientação dos coordenadores da Oficina. Pretende-se que os próprios estudantes produzam as notícias, que depois serão trabalhadas e editadas em formato impresso e na internet pela coordenação. Pretendemos deste modo despertar o espírito crítico e o senso de observação dos maratonistas, e propiciar a eles a oportunidade de ver seus trabalhos divulgados de uma maneira mais ampla para toda a comunidade.

<

Inteligência Festiva

No noite de terça, 10, a Casa Euclidiana proporcionou aos maratonistas e professores um magnífico congraçamento, na Churrascaria do Zé Carneiro. Os maratonistas foram levados até a churrascaria em três ônibus cedidos pela Casa de Cultura, além do ônibus exclusivo dos maratonistas de Cantagalo. No Zé Carneiro, todos foram brindados com um magnífico jantar, com som ao vivo de cantores locais, que ao final da noite se transformou em animado karaokê (logo suspenso, em nome do bom senso). Os professores presentes (Lázaro Chaves, Francisco Foot Hardman, José Carlos Barreto Santana, Nísia Trindade Lima, Rachel Aparecida Bueno, entre outros) mostraram que, além de cabeças pensantes, possuem também um corpo dançante, caindo no samba.


Os intelectuais divertiram-se à larga....


e nós não intelectuais tb......

 
Free Web Hosting