|
Provas da 54ª Maratona Intelectual Euclidiana - 87a. Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo Ciclo Básico - 1999 Coordenadores: Guilherme Félice Garcia e Maria Aparecida Granado Rodrigues Questões: (Prof.a. Cidinha) 1) Assinale a afirmação falsa, baseando-se em Os Sertões:
2) Euclides da Cunha viu-se indevidamente envolvido num acidente diplomático entre países sul-americanos em litígios fronteiriços, em conseqüência de uma obra que escreveu. Assinale-a:
3) Livro em que Euclides da Cunha deixou projetada uma nova obra, que se chamaria "Um Paraíso Perdido". Trata-se de:
4) Em que artigos ou estudos de Contrastes e Confrontos Euclides revela uma profunda consciência ecológica:
5) Nome de uma das mais belas páginas de Euclides da Cunha que fala sobre os seringueiros do Rio Perus.
(Prof. Daniel) 6) O VERSÁTIL EUCLIDES DA CUNHA, DESEMPENHOU VÁRIAS ATIVIDADES NO DECORRER DE SUA VIDA. DENTRE AS ALISTADAS ABAIXO, QUAL NÃO PODEMOS MENCIONAR:
7) EUCLIDES TINHA IDEAIS REPUBLICANOS. POR INFLUÊNCIA DE BENJAMIN CONSTANT, UM DE SEUS PROFESSORES, INTEGRA-SE AO ENTAO NASCENTE MOVIMENTO. NUM DADO MOMENTO, DESENCANTA-SE COM A REPÚBLICA E SEUS LÍDERES. COMO RAZÃO DESSE DESENCANTO, PODEMOS CITAR:
8) EUCLIDES DA CUNHA VIVEU 03 ANOS EM SÃO JOSÉ DO RIO PARDO. A RAZÃO PRINCIPAL DE SUA VINDA PARA ESTA CIDADE FOI:
9) QUEM FOI O GRANDE AMIGO DE EUCLIDES E SEU COLABORADOR EM SÃO JOSÉ DO RIO PARDO?
10) A RESPEITO DA PONTE METÁLICA, PODEMOS AFIRMAR:
(Prof. Marco DeMartini) 11) O Marechal Floriano Peixoto teve seu primeiro grande envolvimento com a causa republicana quando: a) lutou na Guerra do Paraguai b) deu ordens para prender o Visconde de Ouro Preto c) pediu a renúncia de D. Pedro II, devido ao seu estado de saúde d) aliou-se ao grupo de Deodoro da Fonseca, permitindo a derrubada do governo de Ouro Preto e, conseqüentemente a queda da monarquia e) pôs suas tropas na rua ao lado de Ouro Preto 12) A o escrever sobre os acontecimento do dia 15 de novembro e a ação de Floriano Peixoto, Euclides queria dizer que: a) ele nada sabia sobre o movimento republicano b) Floriano se opôs fortemente ao golpe de Deodoro c) ele aliou-se imediatamente às tropas de Deodoro d) ainda pairava uma dúvida sobre a posição de Floriano, mas que ele acabou aderindo ao movimento e) tentou convencer o Visconde de Ouro Preto a resistir pela força
a) a defesa do governo Floriano não desfaleceria por sua causa b) o trabalho na fortificação era muito arriscado diante da ameaça de um ataque da Armada rebelada c) Floriano foi inspecionar a fortificação erguida por Euclides - o baluarte chinês d) a "Esfinge" veste um "paletot burguês" e vem "rondar os lutadores". e) todas as afirmativas estão corretas (Prof.a. Maria Olívia)
15) Segundo Euclides da Cunha, em "À Margem da História", a primeira impressão que o viajante tem ao chegar frente ao Amazonas é:
16) Segundo Euclides, na Amazônia "...tudo é vacilante, efêmero..." O autor cita isso referindo-se:
17) A expressão de Euclides: "... expatriá-los em sua própria pátria...", em À Margem da História, refere-se:
18) Judas-Ahsverus tem como tema:
(Prof. Nicola) 19) As idéias, observações e críticas feitas por Euclides da Cunha em sua correspondência, no período entre 1890 e 1909, são importantes ainda pois permitem:
20) Qual dessas frases de Euclides da Cunha está ultrapassada hoje em dia?
21) "Deves saber que a minha índole é contraposta ao meio tumultuoso em que estou, aonde a luta pela vida lembra, pela ferocidade e pelo bárbaro egoísmo - a agitação da Idade das Cavernas". Euclides estava referindo-se:
22) Euclides classificou a sociedade brasileira de "sociedade pulha, covarde e sanguinária" em 1897, pelo seu comportamento em relação à Guerra de Canudos. Transferindo esse juízo para os dias atuais, podemos afirmar que:
23) "Ninguém lê, ninguém escreve, ninguém pensa", escreveu Euclides da Cunha em junho de 1909. Transferindo essa afirmação para o Brasil atual, a persistência desses problemas deve-se:
( Prof. Paulo Herculano ) 24) Sobre o fenômeno religioso
b) não tem qualquer importância no estudo da formação religiosa do sertanejo. d) Euclides ignora a experiência religiosa do sertanejo ao escrever "Os Sertões". e) todas as alternativas anteriores estão erradas. 26) Em "Os Sertões", Euclides da Cunha:
b) em momento algum no livro comenta a questão da miscigenação do povo brasileiro e a sua influência na formação religiosa da sociedade brasileira. c) dá destaque à formação religiosa do povo sertanejo, analisando-a sob os aspectos histórico ( influência da miscigenação na formação religiosa), social ( isolamento social do sertanejo visto como elemento que interferiu na sua formação religiosa) e cultural ( a religiosidade do sertanejo é elemento inerente a sua formação cultural). d) afirma que em momento algum o sertanejo, na Guerra de Canudos, combateu por motivos religiosos e que o motivo principal do combate, segundo Euclides da Cunha, era a formação política do sertanejo, que queria a restauração da Monarquia. e) n.d.a. 27) Sobre o processo de miscigenação pelo qual a sociedade brasileira passou e a sua influência sobre a formação religiosa do povo brasileiro é correto afirmar que: a) este não teve qualquer influência sobre a formação religiosa do povo brasileiro. c) não teve nenhuma influência porque os povos que compuseram a sociedade não tinham qualquer formação religiosa. d) a formação religiosa do povo brasileiro é derivada natural do seu processo de miscigenação, atraindo para si elementos da cultura religiosa do negro africano, do branco europeu e do índio. e)n.d.a. 28) A respeito da experiência religiosa do sertanejo:
( Prof.a. Rosângela ) 29) Na época das chuvas, é possível observar um verdadeiro milagre no Sertão. Que milagre é esse? a) o Sertão se transforma em paraíso b) o Sertão vira mar c) a fauna e flora desaparecem d) o Sertão tem suas áreas alagadas e) áreas destruídas 30) Porque as árvores da caatinga parecem ser todas da mesma família? a) pela paisagem agressiva e rude que apresentam b) pelo tipo espinescente c) pelo aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante... d) por serem duras como cisalhas, à ponta dos galhos para diminuírem o campo de insolação e) pela vegetação de grande porte, verdejantes e copas abundantes. 31) Os nomes / apelidos recebidos pelo rio São Francisco mais comuns são: a) Grande Rio, Chicão, dos Currais, das Velhas b) Velho Chico, dos Currais, Nilo Brasileiro, Rio da Integração Nacional c) Velho Chico, Negro, Vaza-Barris, das Velhas d) Currais, Tocantins, Paraopeba, das Velhas e) Nilo Brasileiro, Tapajós, Vaza-Barris, das Velhas.
32) As Chapadas que circundam a região de Canudos são: a) Chapada Diamantina, Borborema e Ibiapaba b) Chapada Apodi, Diamantina e Borborema c) Chapada Araripe, Apodi e Borborema d) Chapada Araripe, Borborema e Diamantina e) Chapada Diamantina, Borborema e Canastra. 33) Quais são as regiões fisiográficas ou geoeconômicas do Nordeste brasileiro? a) Norte, Sertão, Litoral e Zona da Mata b) Norte, Sertão, Agreste e Litorânea c) Litorânea, Zona da Mata, Sertão e Meio Norte d) Região Norte, Agreste, Sertão e Litorânea e) Meio-Norte, Sertão, Agreste, Zona da Mata ou Litorânea.
(Prof.a. Celinha)
35) As Serras do sertão de Canudos:
36. A Expedição que atravessou a Serra do Cambaio e teve de bater em retirada foi a do;
(Prof. Guilherme ) 37) "A Ordem como meio e o Progresso como fim" essa frase ilustra de maneira bem clara o pensamento: a) determinista b) progressista c) darwinista d) positivista e) futurista 38) Euclides da Cunha como homem de seu tempo tinha sido muito influenciado por grandes pensadores da época, o mais importante porém foi: a) Jean Paul Sartre b) Karl Marx c) Augusto Conte d) Benjamim Constant e) Frederic Angels 39) Em um determinado momento os intelectuais do séc. XIX pensavam que toda a sociedade quanto influenciada pela miscigenação podia acabar por se tornar pouco produtiva e por que não dizer uma sub-raça, essa idéia ilustra o: a) evolucionismo b) desenvolvimentismo c) determinismo d) produtivismo e) euclidianismo
(Prof. Guilherme II) 40) Hoje vemos um grande desenvolvimento no setor fluvial no Brasil em função do Mercosul, porém no passado Euclides já alertava para a utilização desde meio no artigo: a) Os caminhos do Brasil b) Rios em abandono c) Rios do Brasil d) A utilização dos Rios e o Comércio Brasileiro. e) A Nossa Vendéia 41) Em seus escritos uma das principais preocupações de Euclides da Cunha era com a situação de abandono que o interior do Brasil vivia. Ao longo de nosso século o governo criou organismos para tentar solucionar esses problemas, respectivamente os que foram criados para cuidar do Norte e Nordeste foram: a) SUDAM e SUDENE b) SUFRAN e SUDECA c) SUDENE e SUDAM d) CODEAM e CODENE e) n.d.a 42) As duas mais modernas Hidrovias existentes hoje no Brasil são: a) São Francisco e Tietê b) Tietê e Amazônica c) Tietê - Paraná e Madeira d) Madeira e Amazônica e) São Francisco e Amazônica 43) Em que artigo E. da Cunha fala do problema dos desmatamentos amazônicos ? a) Um velho problema. b) Fazedores de desertos c) Os Caucheiros d) Planos de uma Cruzada e) A nossa Vendéia ( Prof. Marco Gumieri )
Os espaços se completam com:
46. Seis anos após a morte do Dr. Euclides, Dilermando se vê travando outro duelo, levando outro Cunha à morte. Qual dos filhos do Dr. Euclides tentou vingar sua morte?
e) Mauro. ( Prof.a. Rigéria Salado ) 47. Os livros Canudos Diário de uma Expedição e Canudos e Inéditos tiveram a primeira edição publicada, respectivamente, em 1939 e 1966. O que foi publicado nestes livros e tem relação direta com a Guerra de Canudos?
48. Em quais importantes jornais do Rio de Janeiro e São Paulo Euclides da Cunha trabalhou como jornalista, publicando seus artigos?
(Prof. Ary) 49. O Domínio Morfoclimático que apresenta como característica o predomínio do intemperismo físico e vegetação xerófila é:
|
|
O Berrante Online é uma criação coletiva do Coletivo Euclidiano. Contribuições são bem-vindas! |