Free Hosting

Free Web Hosting with PHP, MySQL, Apache, FTP and more.
Get your Free SubDOMAIN you.6te.net or you.eu5.org or...
Create your account NOW at http://www.freewebhostingarea.com.

Cheap Domains

Cheap Domains
starting at $2.99/year

check

 

O movimento euclidiano em São José do Rio Pardo gira em torno de um eixo com duas pontas: de um lado intelectuais e admiradores do trabalho de Euclides da Cunha; de outro as autoridades e empresários incentivadores da preservação deste culto cívico. A partir daí percebe-se com clareza o desenvolvimento organizacional da Semana Euclidiana, havendo a cada ano que passa o transcorrer de uma série de outras manifestações internas com toda a sociedade civil organizada ansiosa por fazer-se representar. Dentro desta consideração, encontramos manifestações de cunho popular, esportes e outros eventos voltados à propagação da obra euclidiana em São José do Rio Pardo: exposições e feiras de livros, de artesanato, ornitologia, filmes e peças teatrais, recitais, concertos, concursos de dança, de futebol, competições esportivas as mais diversas, nascidas da iniciativa popular voltada a manter acesa a chama deste culto.

 

O Tradicional Desfile

 

 

 

Desfile de Abertura.

 

 

 

 

 

 

Nele ocorre a principal manifestação popular maciça de culto à vida e obra de Euclides da Cunha, quando se apresentam Instituições estaduais, municipais e privadas de toda a região circunvizinha a São José do Rio Pardo além de delegações de maratonistas de dezenas de municípios paulistas.

 

 

 

 

 

 

Todas as Instituições da sociedade civil organizada participam expressando em alegorias tudo o que sentem acerca da vida e obra de Euclides da Cunha com ilações ao que está acontecendo no Brasil contemporâneo.

 

 

 

 

 

Sempre presentes, tanto no desfile quanto em todos os eventos da Semana Euclidiana delegações da cidade de Cantagalo (terra natal de Euclides da Cunha), de Canudos e de Euclides da Cunha (BA), local onde ocorreram os eventos narrados no capítulo sobre A Luta, em "Os Sertões".

 

 

 

 

 

 

Desde inícios da década de 80 participam também do desfile, tanto quanto de todos os eventos da Semana Euclidiana os descendentes de Euclides da Cunha e de Francisco Escobar.

 

 

 

Em toda a papelada encontrada na Casa de Cultura de Euclides da Cunha percebe-se a importância da Prefeitura Municipal sempre que se realiza a Semana Euclidiana. A Semana Euclidiana seria impensável sem o apoio decisivo da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo.

 

 

 

Desde 1995 a participação ativa e o apoio do Ministério da Cultura tem sido fator de maior relevância à sua preservação. Neste ponto ressalta-se o reconhecimento que o poder público federal presta à sua existência.

 

 

 

 

O Berrante Online é uma criação coletiva do Coletivo Euclidiano. Contribuições são bem-vindas!